segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Introdução ao Jornalismo II: Programa da Disciplina

INTRODUÇÃO AO JORNALISMO II – SEGUNDO PERÍODO

Fundação Cultural de Campos
CENTRO UNIVERSITÁRIO FLUMINENSE
CURSO DE JORNALISMO 
EMENTA DE INTRODUÇÃO AO JORNALISMO II
2º PERÍODO
Professor: Vitor Luiz Menezes Gomes

PRÉ-REQUISITO: NENHUM
CARGA HORÁRIA: 40

Ementa:

Este período se destina à execução de um projeto prático em jornalismo, que poderá ser em qualquer tipo de linguagem, plataforma e gênero. A definição do produto e a forma de avaliação são feitas em reuniões com a turma e cada semestre assumem uma dinâmica própria, de acordo com o encaminhamento da proposta. Em linhas gerais, no entanto, é comum o percurso do seguinte roteiro:

Programa:

- Detalhamento da proposta de realização de um projeto prático em jornalismo.
- Discussão sobre produto jornalístico e viabilidade de sua execução.
- Escolha do produto jornalístico/discussão de viabilidade.
- Definição do veículo da turma.
- Definição de tema geral e de compromissos editoriais.
- Detalhamento de possíveis pautas dentro do tema geral.
- Divisão de grupos para trabalho de apuração/Definição de equipes de coordenação e edição.
- Acompanhamento do trabalho de apuração de campo.
- Acompanhamento do trabalho de edição.
- Publicação e avaliação coletiva do trabalho.


Bibliografia:

Básica

DA SILVA, Gilmar Renato (org). Novos jornalistas - Para entender o jornalismo hoje. 2010. Ebook disponível em https://issuu.com/midia8/docs/ebook_novos_jornalistas.

LAGE, Nilson. Teoria e Técnica do Texto Jornalístico. Rio de Janeiro: Summus, 2005.

PINTO, Ana Estela de Sousa Pinto. Jornalismo Diário: Reflexões, recomendações, dicas e exercícios. São Paulo: Publifolha, 2009.

TRAVANCAS, Isabel. O Mundo dos Jornalistas. 4a ed revista. São Paulo: Summus, 2011.


Complementar

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: Porque as notícias são como são. V. 1. Florianópolis: Insular, 2005 

 _________________  Teorias do Jornalismo: A tribo jornalística - uma comunidade interpretativa transnacional. V. 2.  Florianópolis: Insular, 2005

MARTINO, Luis Mauro Sá. Teoria das mídias digitais. São Paulo: Vozes, 2014.


Sites: www.observatoriodaimprensa.org.br / www.fenaj.org.br / www.intercom.org.br