INTRODUÇÃO AO JORNALISMO II – SEGUNDO PERÍODO
Fundação Cultural de Campos
CENTRO UNIVERSITÁRIO FLUMINENSE
CURSO DE JORNALISMO
EMENTA DE INTRODUÇÃO AO JORNALISMO II
2º PERÍODO
Professor: Vitor Luiz Menezes Gomes
CENTRO UNIVERSITÁRIO FLUMINENSE
CURSO DE JORNALISMO
EMENTA DE INTRODUÇÃO AO JORNALISMO II
2º PERÍODO
Professor: Vitor Luiz Menezes Gomes
PRÉ-REQUISITO: NENHUM
CARGA HORÁRIA: 40
CARGA HORÁRIA: 40
Ementa:
Este período se
destina à execução de um projeto prático em jornalismo, que poderá ser em
qualquer tipo de linguagem, plataforma e gênero. A definição do produto e a
forma de avaliação são feitas em reuniões com a turma e cada semestre assumem
uma dinâmica própria, de acordo com o encaminhamento da proposta. Em linhas
gerais, no entanto, é comum o percurso do seguinte roteiro:
Programa:
- Detalhamento da
proposta de realização de um projeto prático em jornalismo.
- Discussão sobre
produto jornalístico e viabilidade de sua execução.
- Escolha do
produto jornalístico/discussão de viabilidade.
- Definição do
veículo da turma.
- Definição de
tema geral e de compromissos editoriais.
- Detalhamento de
possíveis pautas dentro do tema geral.
- Divisão de
grupos para trabalho de apuração/Definição de equipes de coordenação e edição.
- Acompanhamento
do trabalho de apuração de campo.
- Acompanhamento
do trabalho de edição.
- Publicação e
avaliação coletiva do trabalho.
Bibliografia:
Básica
DA SILVA, Gilmar
Renato (org). Novos jornalistas - Para entender o jornalismo hoje. 2010. Ebook
disponível em https://issuu.com/midia8/docs/ebook_novos_jornalistas.
LAGE, Nilson.
Teoria e Técnica do Texto Jornalístico. Rio de Janeiro: Summus, 2005.
PINTO, Ana Estela
de Sousa Pinto. Jornalismo Diário: Reflexões, recomendações, dicas e
exercícios. São Paulo: Publifolha, 2009.
TRAVANCAS, Isabel.
O Mundo dos Jornalistas. 4a ed revista. São Paulo: Summus, 2011.
Complementar
TRAQUINA, Nelson.
Teorias do Jornalismo: Porque as notícias são como são. V. 1. Florianópolis:
Insular, 2005
_________________ Teorias do Jornalismo:
A tribo jornalística - uma comunidade interpretativa transnacional. V. 2.
Florianópolis: Insular, 2005
MARTINO, Luis
Mauro Sá. Teoria das mídias digitais. São Paulo: Vozes, 2014.
Sites:
www.observatoriodaimprensa.org.br / www.fenaj.org.br / www.intercom.org.br