terça-feira, 24 de julho de 2012
II Simpósio Nacional de Jornalismo Científico na Uenf
Gustavo Smiderle / Da Ascom Uenf
O papel da mídia na participação da sociedade em questões de política científica e tecnológica será tema do II Simpósio Nacional de Jornalismo Científico, que se realizará em 28 e 29/11/12, no Centro de Convenções da UENF, em Campos dos Goytacazes (RJ). Promovido pela UENF com apoio financeiro da Faperj, o Simpósio terá mesas-redondas, palestras e apresentações de trabalhos. De acordo com o cronograma preliminar, as inscrições estarão abertas de 27/08 a 28/09/12.
A palestra de abertura, às 14h30 de 28/11, será ministrada pelo físico Ildeu de Castro Moreira, do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ildeu vai abordar o tema ‘Por que o cientista agora tem que se comunicar?’. O tema foi proposto em função da recente iniciativa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) de criar um espaço nos currículos dos pesquisadores publicados na internet (Plataforma Lattes) para registrar ações de divulgação da ciência.
O Simpósio deverá reunir em Campos (RJ) nomes importantes da área no mundo acadêmico e profissional. Além de Ildeu de Castro Moreira, já confirmaram presença Graça Caldas (Labjor/Unicamp), Cidoval Morais de Sousa (Universidade Estadual da Paraíba), Cilene Victor (diretora de Redação da revista Com Ciência Ambiental), Fabiola Imaculada de Oliveira (jornalista e escritora, agraciada em 2002 com o Prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq), Glória Kreinz (presidente da Abradic / Associação Brasileira de Divulgação Científica), Lena Vânia Ribeiro Pinheiro (coordenadora do Canal Ciência / Ibict), Renata Dias (editora do Jornal da Ciência da SBPC / Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e Sofia Moutinho (jornalista da Revista Ciência Hoje). Profissionais que atuam na região de Campos também vão participar, como o jornalista Vitor Menezes (presidente da Associação de Imprensa Campista e professor do curso de Jornalismo da Faculdade de Filosofia de Campos/Uniflu).
Assinar:
Postagens (Atom)